4 abr qua

54 anos sem Martin Luther King Jr.

espalhe

Quem foi:

Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.

Assista um dos melhores discursos de Martin: “I Have a Dream”

Biografia:

Marthin Luther King Jr. nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta (estado da Geórgia).

Formou-se em sociologia em 1948 na Morehouse College.

Em 1951 formou-se no Seminário Teológico Crozer.

Em 1954, tornou-se pastor da Igreja Batista da cidade de Montgomery (estado da Virgínia).

Em 1953, casou-se com Coretta Scott King com quem teve quatro filhos.

Em 1955, tornou-se Phd em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston.

Em 1955, foi um dos líderes ao boicote às empresas de ônibus da cidade de Montgomery. Este boicote era para pressionar o governo a acabar com a discriminação que havia contra os negros no transporte público dos Estados Unidos. A Suprema Corte Americana acatou as reivindicações dos ativistas e terminou com a discriminação no sistema de transportes públicos.

Em 1957, participou da fundação da Conferência de Liderança Cristã do Sul. Luther King liderou a CLCS, que lutava pelos direitos civis.

Na década de 1960, Luther King liderou várias marchas de protesto e manifestações pacíficas em defesa dos direitos iguais entre brancos e negros e o fim do preconceito e da discriminação racial.

Em 14 de outubro de 1964, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz em função de seu trabalho, combatendo pacificamente o preconceito racial nos Estados Unidos.

Em 1967, King fez vários discursos protestando contra a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Em 1968, King organizou a Campanha dos Pobres, pregando a justiça social e econômica.

Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos.

Na manhã de 4 de abril de 1968, antes de uma marcha, Martin Luther King foi assassinado no quarto de um hotel na cidade de Memphis.

Sua atuação política e sociai foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segragacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.

Frases de Luther King

“Um líder verdadeiro, em vez de buscar consenso, molda-o.”

“O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”

“Quase sempre minorias criativas e dedicadas transformam o mundo num lugar melhor.”

“Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver.”

“Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio.”

“O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor.

“A Verdadeira paz somente não é a falta de tensão, é a presença de justiça.”

“Nós temos que combinar a dureza da serpente com a suavidade da pomba, uma mente dura e um coração tenro.”

“Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa.”

“O Amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo.”

Comente

Mensagem